• Adoradores
  • terça-feira, 4 de novembro de 2014

    Quando a vida entra em desequilíbrio e a rebeldia quer me dominar

    Adultos, ricos, pobres, homens, mulheres, enfim... Qualquer pessoa está sujeita a passar por situações desconfortáveis, a viver algo novo que muitas vezes nos faz ficarmos receosos e meio intimidados logo de cara ao enfrentarmos algo desconhecido até então. Se isso acontece com qualquer pessoa, com os jovens não poderia ser diferente... Acontece que, na adolescência e na juventude, essas situações tem uma proporção peculiar, mas que não fogem muito da realidade de outras pessoas, porém, o que muitas vezes devemos ter cuidado, é com a atitude que tomaremos em relação às situações, e, aí entra uma palavra interessante chamada equilíbrio!

    “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”
    {1 Coríntios 10:12}

    Estava eu em um quarto com alguns amigos durante um congresso da igreja e, enquanto eu arrumava algumas coisas em minha bolsa, notei que o pastor deles estava aconselhando-os em relação a algumas coisas... Algo sobre problemas, equilíbrio, rebeldia e coisas assim... Algumas coisas que o Senhor falou conosco durante aquela manhã, irei retratá-las neste post. =]

    01. Inconformismo e rebeldia são coisas diferentes


    Qual tua idade? Não precisa responder em alta voz! Acredito que se você for adolescente (ou está no começo da juventude adulta), meio que de vez em quando, você se chateia com um monte de coisa dos mais diversos tipos (atitudes, palavras, maneira como o mundo anda e afins). Geralmente, a fase tida como “rebelde” por algumas pessoas é quando alguém chega aos 19 anos e, realmente, faz um pouco de sentido! Digo por experiência própria, pois estou nessa idade, mas nossa forma de agir como cristãos deve quebrar alguns princípios que o mundo secular tenta impor.  Tome como exemplo o jovem profeta Daniel: Ele estava em ambiente que fugia dos princípios do nosso Deus, e se ele agisse de forma “rebelde”, talvez não transpareceria para o rei Nabucodonosor o brilho do real Senhor a quem Daniel servia. Agindo de forma tão diferente, Daniel apenas escolheu não se conformar e não se adaptar aos padrões idólatras e que fugiam dos princípios estabelecidos pelo Senhor Deus. Em síntese: Daniel poderia ter sido rebelde, mas ele não fez isso! Ele equilibrou a razão para obedecer e dar um bom testemunho como servo de Deus onde ele estava, junto com a fé no Senhor a fim de não se contaminar com as maldades do reino babilônico.

    02. Tenha cuidado quando a tua vida apresentar um desequilíbrio
    Observe o verso abaixo:

    “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”
    {1 Coríntios 3:11}

    Fundamento é algo que pode ser entendido como alicerce, base, algo em que um objeto ou uma pessoa está firme. O verso exposto acima nos mostra que o Senhor Jesus deve ser a nossa base, nossa rocha firme, como diz a palavra em Mateus 7:24-25. Atrelado a isso, note o verso de 1 Coríntios 10:12 logo no começo deste post. Unindo tudo isso, pode-se perceber que quando tudo o que fazemos, primeiramente está baseado nos princípios do Senhor, de uma vida cristã genuína, íntegra, ou que apesar de falhas, sempre busca-se um aperfeiçoamento no amor de Deus, há um equilíbrio! Assim, se cumpre o que o Senhor nos diz em Mateus 6:33, nos orientando a buscar primeiramente o Seu reino e Sua justiça e as outras coisas nos serão acrescentadas. Então, quando nossa base, nosso princípio e meta de vida é sempre honrar e adorar ao Senhor com toda nossa forma de viver há um equilíbrio em todas as áreas da nossa vida: Estudos, trabalho, sentimentos, relacionamentos, amigos, família e afins.

    Porém, tome cuidado quando você notar que as coisas estão começando a demonstrar desequilíbrio. É como se fosse um malabarista tentando equilibrar várias bolinhas em uma apresentação, mas algumas delas começam a querer cair! Imagine o trabalho desse malabarista tentando equilibrá-las! É isso que o Senhor quer nos orientar: Quando nosso ponto de equilíbrio é Ele, as outras coisas fluem tranquilamente mesmo com circunstâncias adversas ao redor, mas mesmo assim, há equilíbrio em tudo! Ele também quer que não confiemos em nós mesmos, em nossas próprias habilidades ou méritos. Não podemos nos deixar levar pelas nossas próprias emoções, nossas próprias regras. É aí que entra o equilíbrio: Uma estabilização primeiro da fé, depois da razão e por último, as emoções e nunca baseada no que sabemos ou achemos que podemos fazer.

    “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.”
    {Provérbios 3:5-7}

    03. A solução!
    E se alguns de nós estivermos com a vida assim, desequilibrada... O que fazer? O.O Pois bem... Note o conselho que o Senhor nos dá:

    “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
    {Mateus 7:24-27}

    A solução é simplesmente esta: Ter nossos princípios, regras, forma de agir, pensar e falar baseados em tudo o que o Senhor Jesus nos ensina, no fundamento que o Senhor Deus nos estabeleceu: Ele, somente Ele! Se tua vida está desequilibrada, você já se cansou de planos e planos frustrados, de construir casas sobre a areia e vê-las sendo derrubadas pelas ondas do mar, prove o amor de Cristo, experimente morrer para o teu próprio eu, para tuas próprias vontades e construa tua vida nEle! Ele morreu para nos dar vida em abundância e ressuscitou ao terceiro dia! Vivamos por Ele, por amor, tão somente!

    Para concluir este post, agradeço primeiramente ao Senhor, por Ele ser sempre bom demais e até aqui tem nos sustentado com Sua graça sem igual, por mais esta oportunidade que Ele tem nos dado de falar da Sua palavra e depois à minha querida irmãzinha tão especial que o Senhor tem me concedido uma amizade tão linda, tão diferente de tudo que eu já vivi: Rê, muito obrigado pela oportunidade de escrever aqui, mocinha! Ele te ama muitãããããããããããão, querida!

    Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde sempre! ELE É BOM! =D
    Você pode ler outros textos:

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Topo