• Adoradores
  • domingo, 5 de outubro de 2014

    Uma guerra no ♥


    Olá!
    Você está bem? se não, se lembre de Salmos 30:5  'O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". O que te machuca vai ser tão passageiro quanto uma noite. 

     a espera dos jovens pelos seus futuros relacionamentos. 

      É natural chegar um momento na vida em que você sonhe em ter alguém ao seu lado, no meio cristão principalmente já que o namoro já é uma grande chance de casamento. Sonhar em fazer a obra juntos, buscar a Deus juntos, sonhar em alguém ali do seu lado, isso é totalmente normal e você não precisa esconder de Deus como se Ele tivesse pronto pra te dizer "não". Deus é Deus em todas as áreas, inclusive nas sentimentais. c: 
     E hoje vamos ver alguns mitos e verdades sobre relacionamentos, coisas em que podem te ajudar nesse tempo de espera. 

     - 1° VERDADE: Esperar é preciso?
    "Tempo de abraçar e de se conter" - Eclesiastes 3:5

     Esperar é necessário, principalmente se você tiver menos de 17 anos. Pode parecer conversa de adulto, mas eu falo com o coração partido que precisamos ter uma certa maturidade física e mental maior para um relacionamento prosseguir para um futuro casamento. Existem casos diferentes, mas na maioria das vezes você precisa estar mais crescidinho pra poder pensar melhor em um relacionamento. 
     "Mas eu sou maduro o suficiente pra namorar", eu sei meu bem c:, eu também pensava assim e sei como é dolorido ler isso, com 13 anos eu me apaixonei de uma forma forte demais e me diziam "você ta muito nova" e isso partia meu coração, eu não queria abrir mão do meu sonho de namorar com o garoto que gostava naquela época. Qual a possibilidade de um namoro começando tão cedo ir adiante? com o tempo vai surgir mais obrigações na escola, no futuro emprego, mudança de tempo, você vai mudar porque dos 10 anos aos 25 temos mudanças na forma de pensar, agir... e além disso qual seria o objetivo do seu namoro? beijar e estar ao lado da pessoa que gosta? um namoro tem que ir além disso, são duas pessoas que decidiram realmente ficar juntas e dividir tudo, e isso é complicado. Antes machucava pensar em abrir mão da pessoa que eu gostava, mas hoje em dia fico feliz porque passei por um processo de mudança, e eu só percebi que não estava preparada anos mais tarde.


     -  2° VERDADE: Eu preciso mesmo entregar a chave do meu coração? 


     Sim, meu bem :c, por mais que machuque você tem que deixar Deus tomar conta do seu coração agora. Imagina o seguinte, você vai e começa o relacionamento com a pessoa mesmo não tendo uma idade suficiente, você está escutando seus sentimentos, mas com o tempo o namoro vai acabando mal, isso não vai te machucar mais ainda? por isso é preciso deixar Deus cuidar disso que você ta sentindo. Não é perca, é evitar dor. Somos seres humanos sensíveis, mas temos a escolha de decidir se vamos ser controlados pelos sentimentos ou pela razão, confiando em Deus.

    3 - 1° MITO: Meu sentimento escolheu:
     "Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções porque elas afetam toda a sua vida. Provérbios 4:23

     

     Uma das coisas que mais acontecem no meio dos que estão esperando é se apaixonar por pessoas que ainda não conhecem a Jesus. O sentimento da paixão é devastador, seu coração vai latejar e sua mente vai procurar de todas as formas uma jeito de estar com a pessoa que você gosta, mesmo que isso possa ferir seu relacionamento com Deus ou até mesmo te machucar futuramente. 
     "Mas eu posso o aproximar de Cristo"
     E pode, mas você tem que o aproximar de Cristo porque quer ver o bem da pessoa e não para poder estar junto dela. Você pode orar pela pessoa, conversar com ela sobre Jesus e aos poucos ir o ensinando, mas nem sempre o resultado vai ser como você quer. Temos que tomar cuidado pra não deixar nosso sentimento tomar as nossas decisões, e principalmente pra não dizer "tchau" pra Cristo só porque se apaixonou. É difícil? muito, você ta querendo, sentindo, mas acredite, Deus não está contra você e tudo que Ele fizer é pro seu bem, o amor não busca seus próprios interesses, Deus também não, Ele busca o melhor pra cada filho. c:

    - 2° MITO: É meu sonho casar 
      Tem muitos jovens sonhando em se casar, que lindo *-*, fazer a obra junto com uma pessoa que goste, ter alguém do lado, a pessoa que você tanto sonhou. Você ta sempre se informando, lendo sobre casamento, vendo matérias, se fortalecendo na espera, orando pela futura pessoa... isso tudo é lindo, mas pode te enganar
     O problema é quando você coloca seu sonho na posição de Deus, é a forma de você achar que casando/namorado sua vida vai mudar de lado, que você vai ter que arranjar um tempo diferente pra Deus, que vai ter que se preocupar com sua família, que vai mandar em você mesmo agora, que vai poder fazer suas regras...mas porque essas mudanças? por causa de um par? 
     Suas mudanças tem que acontecer por causa de Deus e por Deus, você não pode se empenhar em mudar algo pensando em se casar, mas mudar algo que desagrade a Ele. 
     UÉ, mas não posso pensar no meu casamento? 
     Vou responder com uma história que realmente aconteceu, existia um pastor e uma missionária com um lindo bebê, em uma das suas viagens missionárias a mulher acabou morrendo por uma doença, o pastor entregou o bebê pra ser criado por parentes, deixou seu ministério e se envolveu com bebidas alcoólicas. Qual era o problema principal? o centro da vida dele já não era mais Jesus, e sim sua esposa. No momento que você baseia sua felicidade em um relacionamento, você deixa sua vida em uma base frágil, sua confiança vai para os homens (que nem sabemos se vai estar vivo amanhã ou se vai saber valorizar o que você entregou nas mãos dele/dela).

     Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10:37 

    - 3° VERDADE: Estar solteiro é bom 

     Pode parecer estranho, mas estar solteiro te da mais chance de se concentrar em várias outras atividades. Já dizia Paulo, quem tem marido ou esposa não se doa completamente a obra de Deus porque também vai estar pensando em agradar seu homem ou sua mulher. c: 
     Agora você tem o tempo inteiro que quiser pra ir a igreja, dançar, cantar, ministrar, ler a bíblia, fazer eventos, celulas, criar um blog, falar pros amigos no facebook, passar horas em oração, conversar com Deus o tempo que quiser, seu coração pode mirar somente nEle. E olha, essa fase é linda demais. Seu coração está livre, relacionamentos envolvem responsabilidades, nem sempre você vai estar bem com seu par, as vezes vão ter desentendimentos, e isso vai tirar seu foco no seu relacionamento com Deus. Você já se apaixonou, certo? percebeu que quando ta tudo bem com você e seu par, então você fica de bom humor, mas se algo errado acontece, xii, seus pensamentos se envolvem nisso, não é? por isso que esse tempo, de solteiro, vai ser pra você passar tempo com quem mais te ama, essa fase é única, não volta, quando você começar uma vida adulta ou namorar isso vai sumir, não vai ser tão disponível, então aproveite. ^-^

    - 3° MITO: Cuidado com a ansiedade

    "Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser. - Cantares 8:4"

     Existem pessoas que nem apaixonadas estão, mas ficam buscando o "amor" com várias pessoas, se com uma não da certo parte pra outra. Tentou paquerar pessoa "A", mas a pessoa não correspondeu, daí vai paquerar a pessoa "B", a pessoa ficou indecisa, então ao mesmo tempo paquera a pessoa "C" ou então paquera "A, B e C" ou mesmo tempo e a que aceitar primeiro é a "escolhida". 
     Um namoro em que você entra só pra não ficar solteiro futuramente vai ser um namoro desgastante, você não vai ter um motivo além do racional para o manter o relacionamento, com as brigas, os desentendimentos você vai começar a pensar em terminar, e isso só vai servir pra machucar os dois corações. Espere o tempo em que alguém te chamar atenção, em que você comece aos poucos a orar pela pessoa, e depois de pedir a benção de Deus vá até ela. O inimigo costuma te colocar ansiedade te dando pensamentos como "É melhor não perder a oportunidade", "Ta acontecendo com todo mundo, menos com você", "Você nunca vai ter seu momento", "você ta perdendo tempo"... e se você der ouvido a esses pensamentos, vai com certeza tomar medidas desesperadas que vão dar dor de cabeça logo, logo. Por isso acalme seu coração, e se lembre, o amor vai acontecer, Deus nunca esquece de você, lembra? 

    - MITO 4: A pessoa vai cair do céu


     Como eu disse no tópico de cima, você não deve tentar com todo mundo até conseguir uma pessoa, mas você deve escolher a pessoa que te chamou atenção e começar a orar por ela. Antigamente eu achava que a pessoa que Deus mandasse iria vir, se apaixonaria por mim e me pediria em casamento 
    -q, mas não é assim. Deus é doce, Ele quer a sua escolha, daí Ele vai te mostrar aos poucos se a sua escolha vai te fazer bem ou não, Deus nunca vai te dar algo que te magoe, e se for da vontade dEle, aos poucos Ele vai te ensinar como se relacionar e manter o relacionamento com a outra pessoa. Por meio da sua escolha, Ele vai fazendo a obra. Mas é importante você esperar o momento que uma pessoa te chame atenção, e não o momento que você esteja querendo namorar. 

    - 5° MITO: Nós combinamos mais: 

     Nas igrejas tem se avançado uma moda de "troca de casais", e isso não é legal. Quando uma pessoa se apaixona por outra comprometida, começa a pensar que a outra com ela ficaria melhor, e enquanto você fica concentrado nesse sentimento algo de muito ruim acontece, você magoa o coração de Deus,

    Não cobiçarás coisa alguma que pertença a teu próximo (Ex 20,17). 
     Por mais difícil que seja lidar com seu sentimento tente não dar espaço a ele, se duas pessoas estão juntas não tente se aproximar de uma delas com segundas intenções porque além do sentimento te magoar ainda vai magoar a pessoa que ta tendo um relacionamento e ainda vai quebrar o coração de Deus. Uma boa é jejuar comum amigo confiável sobre o assunto por um período e dias e se manter em oração, e o Senhor vai te fortalecer e cuidar desse sentimento. Só não deixe o seu sentimento tomar suas decisões.

    - 4° VERDADE: O caminho de Deus nunca é perca de tempo:


    Um relacionamento só da certo com Deus, acredite, Ele faz mais do que nos mesmo faríamos. Ele é o mestre do amor e vai te ensinar a amar todos os dias, nos caminhos do Senhor você e a pessoa que gosta nunca vão se perder porque sempre vão se reencontrar, o caminho de Jesus é um só, não é mesmo? E quando o tempo chegar você vai se perguntar porque desanimou tanto. Só não fique enchendo sua mente com coisas sobre namoros, músicas românticas e casamentos, isso só vai fazer seu desejo por namoro aumentar, troque esses pensamentos por coisas relacionadas a Deus, pregações, músicas de adoração, blogs, asks, grupos da igreja, ministérios, cuidados..e quando menos notar Deus já vai ter cuidado da sua parte sentimental. Deixe seu coração descansando nEle.


    Futuramente vou tentar colocar mais mitos e verdades que Deus vem me ensinado, pra juntos compartilharmos essas guerras do coração, né? fui o/













    Você pode ler outros textos:

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Topo