• Adoradores
  • quarta-feira, 1 de outubro de 2014

    socorro, vamos até a oração.

    "Confessem suas culpas uns aos outros, e orem uns pelos outros, para que sejam curados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16



     O filme "Era uma vez" fala das diferenças sociais enfrentadas por um casal, a garota se chama Nina e o rapaz é apelidado de Dé, ele da favela e ela de copacabana, e o filme vai se desenrolando pelas dificuldades do namoro e principalmente pelo preconceito que enfrentam. Mas Deus colocou no meu coração uma atenção especial pelo personagem "Carlão", irmão de Dé. 


     Dé tem três irmãos, o do meio que se chama "Beto" e Carlão que é o mais velho, Carlão sempre foi cuidadoso com seus irmãos, mas logo cedo viu seu irmão Beto ser morto por um garoto barra pesada do morro. Carlão sonhava em ajudar sua mãe  e seu irmão ao sair daquele lugar, mas era um vendedor de cachorro-quente e não tinha condições. No decorrer do filme Carlão é preso injustamente, e pra não passar a vida inteira na cadeira ele foge, já sem esperanças de uma vida justa, ele começa a fazer sua "justiça", mata o garoto que matou seu irmão no passado e toma conta do morro, cuidando das pessoas, mas ameaçado pelas pessoas que o ajudaram a fugir da cadeira. O final de Carlão é a morte.


     E nos dias de hoje existem muitos "Carlões", mas que vivem a realidade. Crianças e adolescentes que entraram no mundo das suas próprias leis, outro dia vi a reportagem sobre um garoto de 11 anos que já tinha sido detido três vezes. O número tem aumentado cada vez mais, e isso é preocupante. 
     Não defendo a atitude de quem entra pro crime, mas entende algumas circunstâncias. Como Carlão alguns por mais que tentem não conseguem "sobreviver" com uma vida justa, qual a chance de alguém da favela sair da favela? e principalmente sobreviver sem usar formas ilegais? a opressão vem da família, da sociedade e até dos policiais, existem pesquisas em que pessoas de favela/morro eram rejeitadas com mais facilidade pela condição que viviam, muitas pessoas olham torto só pelo fato de você morrer em um lugar carente. Alguns desde pequeno aprendem com mãe e pai a criminalidade, e mesmo que tenha escolha vai se sentir muito tentado a fazer o que aprendeu. Em outros casos a influência vem de amigos e conhecidos, aos poucos vão entrando sem perceber e já não podem sair mais. 

    Por isso, peço oração, somos o corpo de Cristo, eu e você, vamos agir. Não nascemos só pra nos afastar do mundo, mas pra se infiltrar nele e ser a luz, trazer a mudança. Levar palavras de conforto, apoio e principalmente oração, gritar a liberdade que Jesus deixou na cruz. Existem almas pedindo socorro, existem pessoas querendo mudar. As prisões estão cheias, o trafico ta cada vez maior, existem crianças se perdendo, e nós? o que estamos fazendo? Pelo menos vamos colocar os joelhos no chão, eles são nossos irmãos. 

    Onde eles estão agora? 


    "Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo. Jeremias 18:14




    Você pode ler outros textos:

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Topo